quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Risoto de açafrão

Arroz arbóreo, esse eu conheci através da minha amiga - que entende tudo de culinária, diga-se de passagem. E isso mudou minha vida, digo, meus risotos.


Juntei um pouquinho de duas receitas - o risoto de gorgonzola que aprendi com a Ana e um risoto de açafrão bem básico no livro de receitas Dona Benta - e agora já posso dizer que essa é minha especialidade: risoto de açafrão by Elaine



Costumo fazer o suficiente para duas pessoas:



Arroz arbóreo, queijo parmesão ralado, açafrão-da-terra (ou curcuma moída), linguiça calabresa cortada em rodelas, cebola picada, manteiga, vinho branco (opcional), sal e pimenta-do-reino a gosto e legumes para o caldo.
Primeiro eu faço o caldo de legumes (com batata, cenoura, cebola e pimenta-do-reino), deixo ferver. E começo a fazer o risoto. Numa panela, em fogo baixo, jogo uma colher de sopa de manteiga e a cebola picada, deixo dourar um pouco e jogo o arroz, deixo agregar um pouco e ponho o vinho branco (caso não use o vinho, comece a colocar o caldo de legumes). Deixo o vinho ser absorvido e começo a colocar o caldo de legumes, três ou quatro conchas  são suficientes (sempre uma de cada vez, depois de o arroz absorver o líquido). Misturar o açafrão e mexer bem. Acrescentar a linguiça. Desligar o fogo. Acrescentar o queijo, mexer bem.



E...






Modéstia à parte, fica muito bom...

#BomApetite.

Nenhum comentário: